Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
Tese estuda paleoecologia da Amazônia Meridional
Pesquisa
Tese estuda paleoecologia da Amazônia Meridional
19/05/2010 11:02:47
por Coordenadoria de Comunicação Social

A tese “Contribuição à paleoecologia da Amazônia Meridional na planície de inundação do Rio Teles Pires, do norte do Estado de Mato Grosso”, foi defendida pelo professor Jesus da Silva Paixão, do campus da Unemat em Alta Floresta, no último mês (28.04), em São Carlos (SP).

O trabalho utilizou amostras retiradas do subsolo, que são os testemunhos de sondagem, na Lagoa Jabuti e Sítio Três Coqueiros, localizados na planície de inundação do rio Teles Pires, no norte de Mato Grosso, onde também foram coletadas materiais da megafauna da região, como animais pré-históricos, e elementos da cultura material.

A partir do material, o autor verificou que a Amazônia Meridional matogrossense não registrou significativas mudanças ecológicas no período estudado, em torno dos 5.500 anos antes do presente (a.p.).

“A megafauna considerada no trabalho apresentou idade além da abrangida pelo projeto e a cultura material analisada (cerâmica) revelou que desde os primeiros momentos de ocupação (cerca de 1.300 anos A.P.). As condições ecológicas da região não se alteraram, ainda que tenham sido registrados grandes hiatos na ocupação regional que podem ser interpretados como crises no fornecimento de recursos naturais fundamentais para a sobrevivência na região”, afirmou o professor Jesus.

Cooperação- O trabalho foi defendido junto ao doutorado em Ecologia e Recurso Naturais, programa possibilitado por cooperação entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Universidade Federal de São Carlo (UFSCar).

“As primeiras teses de doutorado defendidas representam o sucesso da cooperação entre as duas universidades, apoiadas pela Fapemat, com as quais teremos no Estado mais 25 doutores atuando nessa área de conhecimento, até agosto de 2010”, afirmou a Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Carolina Joana da Silva.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada